terça-feira, 6 de julho de 2010

DEPOIMENTO DA CIA. CATIRINA

DEPOIMENTO DA CIA. CATIRINA

“Para nós da Cia. Catirina, dividir um pouco de nossas vivências sobre nossas referências com a Cultura Popular Tradicional Nordestina dentro de nosso processo de trabalho e criação com alunos e público do Festival de Teatro Brasileiro 2010 (Cena Ceará), trouxe momentos muito proveitosos para o grupo e nosso processo de trabalho, pesquisa e produção.
Através deste evento podemos perceber sob a perspectiva de nossa Cena Ceará, o cenário de cada estado atendido no que se diz respeito ao pensar e fazer teatral. Deste modo, notamos o quanto o nosso estado tem desenvolvido um cenário variado e intenso de processos criativos teatrais e linguagens de pesquisas de grupos e artistas.
Ver a dedicação dos alunos em descobrir um pouco mais sobre suas raízes populares em nossas oficinas e sua doação nos processos físicos do Ator Brincante, nos mostra um caminho possível na preparação do ator, através da prática dos códigos e partituras físicas tradicionais. Estes códigos aliados a pesquisa da presença cênica, tônus e energia dos mestres e brincantes de nossos folguedos brasileiros, nos mostram um conteúdo vasto de possibilidades e descobertas na preparação do ator para um teatro genuinamente brasileiro.
Os processos, registrados em vídeo, mostram apesar do curto tempo, uma sutil nuance no trabalho físico dos atores e na sua consciência corporal, instigando seu conhecimento e promovendo a valorização das manifestações tradicionais como fonte de pesquisa.
Em cada estado, descobrimos pontos em comuns de nossas raízes tradicionais e buscamos somar tais referências, aproximando os alunos/atores a sua essência física bruta e ancestral.
Pensadores como Eugênio Barba já desenvolviam este olhar sobre a fascinante presença cênica das manifestações tradicionais. Para ele, se fazia fundamental a vivência de seus atores nos rituais e festejos populares. Para a Cia. Catirina a busca incessante por um teatro multifacetário, entendendo o equilíbrio entre tradição e contemporaneidade como fontes inevitáveis de sua expressão artística, desencadeia no ator-brincante um papel social e histórico, mostrando que a grande contemporaneidade ainda é se voltar ao passado.
O resultado que este pensamento tem despertado nos alunos e no público que nos acompanhou durante o Festival de Teatro Brasileiro – Cena Ceará em Minas Gerais e Espírito Santo, trouxe um ar de encantamento e identificação.
Nas cerca de dez apresentações realizadas pela Cia. Catirina nas capitais de Minas Gerais e Espírito Santo a convite do Festival de Teatro Brasileiro, a nossa Cena Ceará emocionou e divertiu muita gente, da periferia a zona elitista e acima de tudo emocionou e divertiu a nós mesmos, concluindo a admiração e respeito que esta gente reforçou sobre as produções oriundas do teatro nordestino.
Ruas, praças, pátios de escolas, terminais de ônibus, parques e comunidades nos receberam de braços bem abertos, onde crianças e adultos compartilhando do momento encantado da cena fizeram-se parte de nosso espetáculo, que se propõe a interação e ao improviso dos artistas de rua sertanejos.
Atingimos nosso objetivo a partir do momento que compartilhamos esse desejo de espalhar uma arte democrática pelos espaços públicos de nosso país, realizado graças a sensibilidade de homens e mulheres de teatro como Sérgio Barcelar e sua equipe, que faz a cada ano, uma Arte Teatral Brasileira fortalecida por caminhos mais estreitos entre seus criadores.
Deste modo o Festival de Teatro Brasileiro desenvolve papel fundamental na reflexão sobre a grandeza de nosso patrimônio cultural quando propõe o intercâmbio entre regiões distintas, traçando um mapeamento de processos criativos, não obstante, oportuniza artistas e grupos a expandir suas vivências e conhecimentos e se coloca como canal ímpar para a difusão e reflexão da Arte Teatral Brasileira.”

Josy Correia, Júlia Fiuza e Edmar Cândido (Cia. Catirina) - ministrantes das oficinas realizadas no FTB 2010 - Cena Ceará - MG e ES


2 comentários:

  1. Parabéns pelo desenvolvimento deste trabalho!
    Abração!

    Marli Reis

    ResponderExcluir
  2. Olá JosY,
    Parabéns pelo trabalho.
    Participo do módulo Emoldurando Histórias no Aletria. Nice Baêta.

    ResponderExcluir